Nepomucenenses 
Cadastro -
Lista - 

HORÓSCOPO DO DIA
por Barbara Abramo
Áries
21/03 a 20/04
Touro
21/04 a 20/05
Gêmeos
21/05 a 20/06
Câncer
21/06 a 21/07
Leão
22/07 a 22/08
Virgem
23/08 a 22/09
Libra
23/09 a 22/10
Escorpião
23/10 a 21/11
Sagitário
22/11 a 21/12
Capricórnio
22/12 a 20/01
Aquário
21/01 a 19/02
Peixes
20/02 a 20/03










Escolas  
 Busca:
CEPROSUL (Centro Profissionalizante do Sul de Minas)
Untitled Document

Tópicos:

 

Histórico do Prédio do Ceprosul

Em 1908 o Pe. Felipe Capelo , veio como missionário da Itália para o Brasil. Ele se encantou tanto com o país que entusiasmou seu irmão Adolfo Capelo a adquirir uma fazenda em 1921.

Zacarias Lourençoni veio junto na mesma época. Construiu a sede da fazenda em 1924.

Em 1936 saiu da propriedade e em 37 e em 41 mudaram para Três Corações ficando a sede desabitada.

Por volta de 1946, Monsenhor Luiz de Gonzaga comprou em conjunto com alguns homens ilustres do Município de Nepomuceno com intuito de transformar a sede em escola.

Em 24 de julho de 1946 era criado o Ginásio Municipal de Nepomuceno neste prédio da avenida São João, sem número pelo Monsenhor Luiz Gonzaga. Exercendo suas atividades escolares nos primórdios do ano letivo de 1947.

Em 16 de agosto de 1949, passou a se chamar Ginásio São José. Era diretora nesta época a Sra. Lúcia Magalhães.

O Ginásio era mantido pela Fundação São José”, de 12/08/55, legalizada e registrada em cartório a 1º de agosto de 1955.

Os principais nomes que colaboraram com o estalecimento do Ginásio:

Monsenhor Luiz Gonzaga, Professora Iracema Vilela Lima, Professor Arnaldo Carneiro Viana, Sílvia Tigre Maia, Professor Luiz de Almeida Ribeiro, Dr. José Veiga, entre outros.

Hoje se encontra no mesmo local, porém a avenida tem outro nome: Avenida Monsenhor Luiz de Gonzaga, 103 continua desempenhada, a contendo, a sua tarefa de ensinar e educar.

O Ginásio foi desativado em 1990 quando a Prefeitura assumiu sua dívida, em troca do imóvel. A última turma foi em 1991.

 

O Centro de Educação Profissional do Sul de Minas

O Centro de Educação Profissional do Sul de Minas – CEPROSUL – resultou da associação de vários municípios do Sul de Minas Gerais que, emulados pelo surto de desenvolvimento propiciado pela duplicação da Rodovia Fernão Dias, resolveram se unir para a implantação de um centro de educação profissional que pudesse habilitar técnicos de nível médio, qualificar, requalificar e treinar trabalhadores jovens e adultos.

Foram contratados consultores pela Prefeitura Municipal de Nepomuceno que apresentaram uma carta consulta ao PROEP – Programa de Expansão da Educação Profissional, ligado ao Ministério da Educação e do Desporto.

A carta consulta foi aprovada e liberados os recursos no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para o pré-investimento, que consiste na elaboração de todos os documentos necessários à aprovação do projeto junto ao MEC e Banco Interamericano.

Elaborados os documentos, a saber, Plano Estratégico, Projeto Pedagógico, Estatuto e Regimento, Análise de Mercado e projetos de infra-estrutura física, foi assinado convênio com a Fundação Monsenhor Luiz de Gonzaga, entidade mantenedora da escola, para os investimentos de implantação do Centro de Educação Profissional do Sul de Minas – CEPROSUL.

O Centro De Educação Profissional do Sul de Minas é uma instituição de direito privado, mantida pela Fundação Monsenhor Luiz de Gonzaga, com sede na cidade de Nepomuceno, Minas Gerais, criado com a finalidade de oferecer programas de qualificação, requalificação e treinamento para jovens e adultos trabalhadores, estando apto a oferecer cursos de educação profissional em nível básico e técnico, podendo, ainda, manter cursos de nível tecnológico, pautado nas disposições da Lei Nº. 9394/96 e Decreto Nº. 2.208/97.

O Ceprosul é constituída pelas cidades de Boa Esperança, Cana Verde, Candeias, Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Nepomuceno, Perdões, Ribeirão Vermelho, Santana da Vargem e Santo Antônio do Amparo. A criação da Fundação Monsenhor Luiz de Gonzaga foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Nepomuceno.

O Objetivo

Um dos objetivos do Ceprosul é o de oferecer educação profissional de qualidade, preparando, qualificando e formando cidadãos para que desenvolvam suas atividades com conhecimento, técnica, criatividade e competência

Missão

“Propiciar condições objetivas para o desenvolvimento da região do Sul de Minas, através da oferta de programas que possibilitem a formação humana e profissional do trabalhador jovem e adulto e o apoio ao crescimento tecnológico da empresas da região.”

Ele oferece os seguintes cursos:

  1. Gestão de Bens e Serviços
    Habitação : Técnico em gestão de Bens e Serviços
    Infra-estrutura:
    • Laboratório de Informática
    • Empresa Júnior
  2. Indústria Mecânica
    Habilitação: Técnico em Mecânica
    Infra-estrutura:
    Laboratório de:
    • Caldeiraria e Desenvolvimento de Protótipos
    • Desenho
    • Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos
    • Informática
    • Metalografia
    • Metrologia
    • Soldagem
    • Tratamentos Témicos
    • Usinagem Convencional
    • Usinagem CNC
  3. Indústria Eletrotécnica e Automação
    Habilitação: técnico em Eletrotécnica e Automação
    Infra-estrutura:
    Laboratórios de:
    • Automação
    • Desenho
    • Eletrônica
    • Circuitos Elétricos
    • Informática
    • Instalações Elétricas Prediais e Industriais
    • Máquinas Elétricas
  4. Química
    Habilitação : Técnico em Química
    Infra-estrutura :
    • Laboratórios de:
    • Análises Instrumentais
    • Análises Químicas, orgânicas e Processos Industriais
    • Informática
    • Microbiologia Industrial
    • Química Geral, Inorgânica e Operações Unitárias
    • Sala de Balanças

O CEPROSUL também promoverá cursos de educação profissional de nível básico e treinamentos de acordo com as necessidades da região, mantendo os profissionais sempre atualizados e em contato com as mais diversas tecnologias

Os cursos de nível técnico podem ser freqüentados por jovens e adultos que já tenham ensino médio. Os interessados participarão de um processo de seleção.

Dentro do modelo proposto, a escola será mantida através de mensalidades cobradas aos alunos e prestação de serviços. O projeto prevê que 50% dos alunos matriculados serão mantidos através de bolsas de estudos financiadas pelas prefeituras consorciadas e empresas parceiras no empreendimento. Em pleno funcionamento, a escola deverá comportar um total de 960 alunos, matriculados em cursos diurno e noturno, com um orçamento anual de R$ 1.968.000,00 (hum milhão, novecentos e sessenta e oito mil reais).


Contextualização do Bem Cultural no Desenvolvimento Histórico do Município

O Centro de Educação Profissional do Sul de Minas, mantem a antiga edificação em estilo eclético contrastando poeticamente com a arquitetura contemporânea.

Portanto é um imóvel representativo de uma época, e de uma tendência atual da arquitetura contemporânea. Mas acima de tudo é também um logradouro público. É um espaço de convergência e disseminação cultural com representações de um espaço historicamente condicionado e também um território onde se processam relações sócio-culturais que são medializadas por bens culturais tangíveis e não tangíveis.

O antigo Ginásio é um símbolo de um tempo de glória para o Município de Nepomuceno e ainda agora revigorado continua a sê-lo com muito esplendor . É parte integrante do patrimônio imóvel e um dos principais legados dos fundadores do município,

Foi neste Patrimônio que antes fora residência, depois tornou-se uma instituição de ensino importantíssima para o município e hoje mantêm sua função principal educativa e social para a comunidade local e regional.

É um importante Patrimônio Arquitetônico construído pelos primeiros povoadores e que mantêm intactas algumas características do seu traçado original do início do século XX. Embora tenha sofrido ao longo de sua evolução histórica, algumas transformações arquitetônicas e que, no atual momento encontra-se restaurado, adaptado em suas funções atuais e inserido em uma arquitetura contemporânea muito bonita que valoriza e adapta o antigo ao novo na integridade do projeto urbano sem perder suas características e suas feições originais.

A pequena remanescente e sua adaptação atual atestam bem a valorização, a importância e riqueza cultural que caracterizam a vida e a cultura do município de Nepomuceno justificando-se, assim, medidas de sua salvaguarda, proteção e valorização.


Descrição detalhada e análise do bem cultural

O imóvel que abriga o Centro de Educação Profissional do Sul de Minas – CEPROSUL- é um logradouro público em uma área de 13.090m³ , localizada à Av. Monsenhor Luiz de Gonzaga, 103 , no centro da cidade de Nepomuceno – Minas Gerais.

Trata-se de um Conjunto Arquitetônico urbano de construção isolada, com edificação para ensino, Ele apresenta as fachadas livres, implantadas em um ajardinado e cercado por gradil de metalon pintado e muro em alvenaria.

De planta basicamente definida por duas seções de forma retangular : uma correspondente ao corpo primitivo da antiga casa (1924) em estilo eclético, que pertenceu ao Sr. Adolfo Capelo e utilizada pelo Monsenhor Luiz Gonzaga para servir de ginásio - a construção possui estilo contemporâneo (2000).

Sua volumetria primitiva filia-se ao partido eclético destacando os vãos em verga arqueado estilo romano, platibandas, fachadas ornamentadas por colunas decorativas com capitéis com ornamentações fitomorfas.

Possui paredes maciças de grande espessura em alvenaria de tijolos, revestimento em reboco pintado .

A edificação atual possui fundação contínua estruturada em concreto armado. Cobertura: telhas de fibro cimento sobre madeiras com calhas, rufos e coletores. T ijolos furados, de barro; vedações: portas em madeira e vidro, janelas e vitrôs em madeira e vidro, e ferro e vidro; Elementos integrados externos: Gradis e portões em metalon, linha reta e jardins, pisos externos: cimentados, revestimentos externos: reboco de cal- areias, com pintura látex.

No seu interior abriga: salas de aula, - varandas, - banheiros – auditórios, laboratórios refeitório, administração com divisórias de madeira

Elementos integrados varandas, escadas e jardim interno, pisos cerâmica vitrificada e Paviflex, forros de laje pré fabricada, rebocada e pintada, revestimentos cerâmica Vitrificada, tinta látex e a óleo sobre argamassa de cal-areia; Usos Escola Profissionalizante, com laboratórios com possibilidades de análises diversas.

O acesso principal se faz pela portada central, em verga arqueada com vedação em metal e vidros.

Histórico datilografado sobre o Ginásio Municipal de Nepomuceno João Batista C. Lima e Monsenhor Luiz de Gonzaga. 03 de junho de 1957.








 
Nepomuceno - MG - Idealizadores: Iury Rolino de Oliveira